domingo, 15 de junho de 2014

Gotta keep reading... #3


De uns tempos para cá, tenho desenvolvido o hábito de ler poesia. Antes, achava que era leitura sem pé nem cabeça, muito reflexiva e que demandava uma interpretação muito extensa. Em outras palavras, para mim, não era leitura de lazer.
No entanto, com a presença dos e-books crescente nos meus hábitos, acabei descobrindo muitos autores bons e, o que é melhor, brasileiros! 100% dos e-books que baixei de poesia foram gratuitos. É bem verdade que eles não ficam gratuitos para sempre, mas gosto de verificar diariamente, em busca de novos títulos.
Para chegar onde estou falando, basta entrar na Amazon, passar o cursor sobre "eBooks Kindle" no topo esquerdo da página inicial e selecionar a categoria "Literatura e Ficção". Depois, desça a página até encontrar, no menu do lado esquerdo, a tag "Poesia" e clique lá. Aí é só selecionar "Grátis" dentre as faixas de preço e correr para o abraço!
Fique de olho também nas tags "Antologias", "Contos" e "Peças teatrais" porque às vezes os eBooks ficam misturados e você pode encontrar leituras muito legais por lá.
E já que estou falando de poesia hoje, selecionei três e-books que eu achei fantásticos e que são rápidos e fáceis de ler! Confira a seguir:

Infelizmente, acabei descobrindo, enquanto pesquisava o link para vocês, que a minha primeira indicação, Cotidiano em Verso, da autora Mel Gonzaga, não está mais disponível na Amazon, o que é uma grande pena, pois é um dos meus favoritos!
A escrita dela é super simples, fluida e tem um charme muito fofo! Rápido de ler, retrata com maestria nosso cotidiano, de uma forma poética e singela, mas verdadeira. Realmente uma pena que tenha sido retirado do site.

Nuvem - Cesar Nascimento


"Do mesmo autor de Mensagem do Exílio, Nuvem é um livro leve e alegre. Os poemas selecionados pelo autor falam de amor, da vida, de esperança."


Exatamente como promete a sinopse, é uma leitura leve e muito gostosa, daquelas que, mal você termina e já tem vontade de ler tudo de novo.
São poesias com linguagem simples e a leitura flui muito rápido, além de abordar temas como amor e esperança, é um livro para relaxar e passar o tempo. Não aborda questões filosóficas, nem propõe reflexões a respeito da vida e a capa, para mim, diz tudo: tranquilidade e simplicidade.
Vale a pena ler, principalmente porque, desde que fiz o download, ele permaneceu gratuito lá na Amazon. Então pode ir sem medo que é uma leitura sem custo, mas com muito valor!


Ters - Rey Vinas

"Um livro de poemas de dicção contemporânea, em que se unem emoção, técnica e narração. É composto de três outros pequenos livros: "Imagens", "Romance Americano" e "Grafia". De vocação francamente humanista, "Imagens" apresenta um conjunto de textos concebidos especialmente para fotografias de Sebastião Salgado no livro "Quem está escrevendo o futuro?", uma obra coletiva que contou com a participação de grandes nomes da literatura e do pensamento brasileiros."


Leitura um pouco mais longa, mas ainda assim reúne poesias muito bacanas, de fácil leitura. Eu fiz o download quando estava gratuito e preciso dizer que valeu à pena pela quantidade de poemas. Todos também emocionantes e muito bem escritos, o que me deixou bem curiosa por um outro título do mesmo autor, "A Noite dos Casacos Vermelhos", escrito em prosa. Gostei de conhecer este lado primeiro porque espero que o autor mantenha a escrita de fácil compreensão e a leitura leve nas minhas próximas leituras!


Voo Solo - Allan Garrido


"Reunião de algumas poesias, que não tem pretensão alguma de se tornarem grandes e famosas. Mas sim de ser singelas, como um voo de um pássaro a percorrer espaços infinitos..."


Outra leitura muito especial, cheia de poesias emocionantes e super legais! Rápido de ler, com váááários textos e uma simplicidade que torna tudo ainda mais bonito.
Eu passei a me divertir demais com essas antologias poéticas, além de seus autores as terem disponibilizado gratuitamente, tive a oportunidade de conhecê-los e apreciar seus trabalhos de uma forma que, normalmente, não aconteceria.
Foi uma grande e agradável surpresa perceber que nossos autores estão arrasando não só nas prosas, como também nas poesias.

Então, se você estiver à procura de uma leitura rápida, deliciosa e muito tranquila, daquelas para espairecer mesmo, dê uma procurada na Amazon; há sempre ótimas antologias poéticas esperando por você lá!
Espero que tenham gostado de mais esse post com indicações e, caso conheçam algum outro título que já tenham lido e curtido, não hesitem em compartilhá-lo nos comentários! ;)



5 comentários:

Raquel Pereira disse...

Eu tenho um pouco de dificuldade em ler livros de poesia. Adoro poesias, mas gosto de ler uma ou outra, nunca me prendi a ler um livro inteiro. Depois vou fazer o teste novamente, quem sabe consigo gostar também.

Bjok

Monica Navarro disse...

Oi, Vê
Já li Nuvem. Esse livros tem umas poesias que me encantaram pela simplicidade.

Érika Rufo disse...

Não tenho o hábito de ler poesia, até leio algumas de vez em quando e gosto, mas um livro inteiro eu nunca li. Vou aproveitar suas dicas e baixar Nuvem. Quem sabe também não adquiro o gosto?


Beijos!!

Desbravadores de Livros disse...

Poesia é um gênero maravilhoso; leio bastante. Leio principalmente em ebooks. Aliás, estou lendo uma antologia poética no momento.
Não conhecia nenhum dos livros citados, espero lê-los em breve.

Luciana Campos disse...

Bom, não sou muito fã de poesias (é, shame on me), mas acredito que cedo ou tarde eu acabo me rendendo ao mundo maravilhoso desses versos.
Mas acho que por enquanto, não leria nenhum dos livros.