quarta-feira, 2 de julho de 2014

Redes Sociais e Livros: infinitas possibilidades

Que as redes sociais estão cada vez mais indispensáveis em nossas vidas, isso é quase um dogma, mas agora, mais do que nunca, essas redes estão não só aproximando pessoas que adoram ler, como também estão criando novos leitores.

Os blogs literários são uma forma de divulgar a literatura brasileira e estrangeira, sendo feitos por pessoas que gostam de ler e que querem compartilhar esse gosto com outras pessoas que também possam ter os mesmos interesses.

Nesse meio existem blogueiros, autores, editoras e, claro, as redes sociais. Todos eles utilizam Facebook, Twitter, Instagram para comunicar a seus leitores e seguidores o que está por vir, o que está em alta, situações do dia a dia, além de compartilhar momentos e dicas para leitores que possam ter as mesmas dúvidas ou dificuldades. Em suma, é uma forma de manter-se próximo não só àqueles que você já conhece e convive, como também com os que virá a conhecer.

Pensando nisso, várias redes surgiram para unir o útil ao agradável, como Skoob e Goodreads, para leitores assíduos. Mas e quanto aos blogs e escritores?

Se você, como eu, segue diversos blogs e às vezes se perde no meio de tantas novidades, recentemente descobri uma rede social que vai acabar com os seus problemas: o Bloglovin'. No site, você pode criar uma conta diretamente através de sua conta no Facebook ou, então, a partir do seu e-mail. Depois, basta procurar os nomes dos blogs que você costuma acompanhar e segui-los! Todos ficarão reunidos na Home e você poderá checar todos os posts em apenas um lugar, além de receber no seu e-mail atualizações diárias.

E se você tiver um blog, poderá reivindicá-lo lá também! Basta clicar em "blog analytics" no menu e, depois, no botão azul "claim blog"; digite a url do seu blog, verifique se é o mesmo e reclame-o. Você precisará colocar um código HTML em uma postagem para que o site reconheça e o atribua a você. Depois é só adicionar o botão (como o que você encontra aqui na barra lateral do blog, logo acima do GFC) e avisar aos seus seguidores!

Eu achei uma ferramenta super prática e o layout do site é super clean e fácil de usar, além de deixar as postagens do blog com um toque bem bonito!


Agora, mas e quanto aos autores? Sejam eles novos ou veteranos, poucos lugares existem para que eles possam compartilhar seus escritos, seja com fins lucrativos ou simplesmente para ter um feedback dos leitores. No meu caso, sou autora de fanfics e existem muitos sites que publicam fanfics. Mas nem todos os escritores produzem apenas fanfics, certo?

Então há poucos meses chegou ao Brasil o Widbook, um site fundado por brasileiros, mas que inicialmente estabeleceu-se nos Estados Unidos. Ele tem a proposta de integrar leitores e autores, sendo uma plataforma de publicação e leitura totalmente gratuita!

O Widbook (www.widbook.com) é uma comunidade digital onde amantes da escrita e da leitura de todo o mundo se encontram. Membros podem publicar ebooks, aprimorar a escrita, conectar-se socialmente, atrair seguidores, construir sua base de fãs, e participar da construção de histórias inéditas. Qualquer pessoa pode ter acesso a milhares de novas obras, ainda não descobertas pelo grande público, completas ou iniciadas. Ao todo, são mais de 200 mil membros em todo o mundo, 13.000 obras sendo escritas e 4.000 já publicadas, em mais de 50 idiomas, prontas para serem descobertas.

Você pode criar uma conta no site vinculando-a à do Facebook ou e-mail e há muitas maneiras de interagir. Além de publicar suas histórias e seguir amigos, você pode organizar sua biblioteca, adicionando os títulos disponíveis no site, comentar o que você está lendo, avaliar, adicionar aos favoritos e seguir os autores também! E não precisa limitar-se ao português, também há textos em outros idiomas e você pode participar de algumas produções, contribuindo com seus próprios textos.

Legal, né? Mas não para por aí! O Widbook também é aplicativo e pode ser baixado para celulares e tablets, onde você poderá acessar sua conta e ler os e-books a qualquer momento, ainda gratuitamente. Tem como ser mais prático do que isso?

"O Widbook veio para facilitar o compartilhamento de histórias e favorecer as interações. O brasileiro tem um perfil expressivo, é engajado e sociável, o que, aliado ao crescimento do mercado editorial no país e ao crescimento de 15% ao mês de usuários e livros brasileiros na plataforma, nos fez optar por ficar mais próximos desse público."
- Flávio Aguiar, fundador e CEO do Widbook

"Nossa missão é melhorar a experiência literária no mundo, e queremos reforçar que as pessoas leiam e escrevam mais e com maior qualidade no Brasil, país onde a empresa foi fundada e de onde operamos também." 
- Joseph Bregeiro, cofundador do Widbook

Então está esperando o quê? Novas oportunidades para acompanhar o blog e começar a ler novos autores nacionais e internacionais estão à nossa disposição!

Para seguir o Only The Strong Survive no Bloglovin' clique aqui.

Para me seguir no Widbook (onde pretendo, muito em breve, publicar alguns textos), clique aqui.

E se ainda quiser ficar mais por dentro do que ando recebendo, lendo e divulgando, inclusive o projeto #UmNacionalporDia durante o período da Copa do Mundo, siga o blog pelo Instagram clicando aqui.

É isso aí, pessoal, espero que tenham curtido a apresentação dessas novas redes sociais e aproveitem para se divertir fuçando nelas!
Qualquer dúvida, deixem nos comentários, pois, em breve, trarei ainda mais novidades aqui para o blog!



6 comentários:

Andrea Duarte disse...

as dicas são ótimas. É sempre bom estar atualizado das novidades da net. Ja conhecia o bloglovin , mas nunca tentei usar. Depois de ler esse post vou correndo dar uma olhada lá haha O Widbook conheci agora, mas vou dar uma olhada também.
bj, dréa

Monica Navarro disse...

Oi, Vê
Os benefícios da internet são muitos, né?
Eu já utilizo o Blogovin. É um meio de ficar por dentro de tudo o que ocorre no meio literário.

Ricardo Biazotto disse...

Essa postagem é muito especial e você deve saber o motivo disso! Você foi a responsável por me apresentar ao Bloglovin, enquanto eu te apresentei ao Widbook, uma rede social com uma proposta incrível e que acho que deve ser conhecida por cada vez mais leitores/escritores. Você bem citou a importância das redes sociais nesse processo de divulgação da literatura e do incentivo à leitura, e penso que em pouco tempo o Widbook terá um papel fundamental para que esse objetivo geral seja alcançado.


Beijos, Vê!
Ricardo - www.overshockblog.com.br

Desbravadores de Livros disse...

O blogovin eu já conhecia, apesar de não usar a rede. Já a segunda rede social era desconhecida para mim. De livros, a única rede social que eu uso é o já quase clássico Skoob. rs
Tirando blogs, já estou meio enjoado das redes sociais, Vê.

Veezinha disse...

Ah, mas é claro, né, Rick? Troca de apresentações mais do que útil e bem vinda para nós, blogueiros, que estamos sempre à procura de divulgações! ;D Widbook chegou para ficar e acho que será a porta de entrada para muitos autores novos e veteranos e mais uma maneira de difundir a literatura nacional!


Beijos!!

Veezinha disse...

Às vezes as redes sociais enjoam, mas surgem novas com propósitos bem bacanas. É questão de estar sempre fuçando porque, no caso do Widbook principalmente, leva algum tempo até que você descubra todas as funções do site e tenho certeza de que essa parte é super divertida, sem contar que é a porta de entrada para muitos autores novos e um novo mundo que está em crescimento que é a nossa literatura!


xx