segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Por onde eu tenho andado?

O blog anda abandonado. Nada de resenhas, nada de novidades e muito menos, nada de Verônica se manifestando. Então, o que tem acontecido?

A verdade, pessoal, é que tenho corrido atrás de vários eventos literários, em sua maioria lançamentos e sessões de autógrafos. Campinas pode ser uma cidade grande, mas é pouco agitada quando falamos de livros. Eu mesma tenho mediado encontros de fãs como convidada da editora Arqueiro, mas, fora isso, é raro termos algum lançamento por aqui.

Por isso que, nesse mês de Bienal Internacional do Livro de São Paulo, houve um boom de eventos aqui e eu, feito doida, corri atrás para conhecer vários autores super bacanas e, é claro, conseguir seus autógrafos e dedicatórias nos meus livros.

A maratona terminou ontem, domingo, e hoje venho contar um pouco para vocês sobre como foi essa tietagem! rs

Tudo começou no dia 28/07, quando fui visitar a sede do Widbook que era aqui mesmo, em Campinas. Lá, conversei boas horas com a Gabriela Loschi e ela me explicou, dentre muitas outras coisas, um pouquinho sobre como o site funciona, trocamos dicas e foi uma tarde super agradável, principalmente porque um dos meus sonhos era conhecer a base de um site, saber como tudo funciona para que, de onde quer que a gente esteja, seja possível acessá-lo e ler os e-books a todo momento.
Só tenho uma coisa a dizer: não é nada fácil! rs Mas fico feliz de ter sido convidada para essa visita e fazer parte do rol de parceiros do site. A oportunidade de apoiar e divulgar a literatura nacional não só é um papel muito importante para o blogueiro desempenhar, como também é muito bacana descobrir novos autores o tempo todo! Sair da zona de conforto é a chave para encontrar talentos que ainda se encontram escondidos. Muito obrigada, Gabi, pelo convite. Adorei conversar com você e conhecer tudo!


No mesmo fim de semana, dia 02/08, foi a vez de ir ao evento de lançamento e sessão de autógrafos do livro de estreia de Rodrigo Mendes: Atemporal na Livraria Cultura.
Eu estava com a minha amiga Luiza e ficamos algum tempo conversando com o autor. O livro, inclusive, havia entrado para a minha lista de desejados logo que eu divulguei seu lançamento no News da editora Novo Século em que haviam vários títulos muito legais!
Adorei conhecer o Rodrigo, trocar algumas ideias muito importantes no que diz respeito a divulgação da literatura nacional e interação com blogueiros e, é claro, voltei para casa com mais um livro contendo uma dedicatória, o que sempre adorei adquirir!


No dia seguinte, 03/08, eu conheci a fofa Luiza Trigo no lançamento de Meus 15 Anos, uma história voltada mais para o público jovem e que eu simplesmente adorei ler! Com uma narrativa leve, ela conseguiu contar um momento que é muito especial para praticamente todas as garotas: a festa de 15 anos. Ela estava super animada e ansiosa no dia e seu jeito receptivo me deixou muito feliz e tagarela, ficamos conversando bastante enquanto ela assinava meu livro, enquanto falávamos sobre os brindes apaixonantes que foram preparados especialmente para a ocasião e, é claro, até sobre a Bienal; tudo isso enquanto tirávamos fotos! Divertida e espontânea, amei encontrar a Luiza!


Já na semana passada, no dia 13/08 fiquei sabendo de última hora que haveria o lançamento do livro Tatuagem, também da Novo Século, um outro título que eu estava de olho desde que o havia divulgado aqui no blog.
Então eu aproveitei mais essa oportunidade e fui conhecer a autora Marina Salla! Super receptiva também, ela até me deixou escolher a cor da caneta com a qual ela fez uma linda e especial de dedicatória no meu exemplar recém adquirido.
Conversamos bastante também, afinal, eu fui a primeira a chegar por lá e tive essa atenção para falar de lançamentos, blogs, leituras e Bienal (sempre!). Foi super bacana encontrar diretamente com a autora de um lançamento no qual eu estava de olho! Muito obrigada Marina pelo carinho e pela atenção!


Quinta-feira, 14/08 foi o evento de lançamento e sessão de autógrafos de Encontrada, continuação do livro Perdida da Carina Rissi. O evento estava tãããão badalado que a filha ocupou todo o espaço Carlos Gomes da Saraiva e ainda saiu para o meio da loja!
E, entre tantas pessoas ansiosas e empilhando exemplares de Perdida, Encontrada, Procura-se Um Marido e O Livro dos Vilões da autora, eu conheci a Denise Flaibam, autora da série Os Mistérios de Warthia. Ela estava bem à minha frente na fila! Com o longo tempo de espera que tínhamos à frente, a conversa foi inevitável e nos divertimos muito, papeando com o pessoal que estava logo atrás de nós.
Filas são sempre ótimos lugares para conhecer pessoas bacanas, quanto mais quando compartilhamos do vício da leitura! Adorei conhecê-la, Denise!!


Carina Rissi foi super fofa! Enquanto eu estava bem nervosa, conversamos sobre viagem no tempo, História e até mesmo arquitetura! Compartilhamos nosso fascínio pelo passado e eu simplesmente amei poder estar lá para conhecê-la!
Na Bienal de 2012, nós, infelizmente, não conseguimos nos encontrar, mas acabei comprando Perdida mesmo assim. Desde lá, muita coisa mudou, mas nada diminuiu minha curiosidade em conferir todos os seus títulos já publicados e é o que procurarei fazer nos próximos meses!


Finalmente, no sábado, 16/08, foi o lançamento do delicioso Bolsas, Beijos e Brigadeiros da querida Fernanda França na Fnac!
Super animada, ela pegou no microfone e conversou conosco, abrindo para perguntas e eu até aproveitei para tirar algumas dúvidas e matar a curiosidade! Para quem não sabe, ela é autora de Malas, Memórias e Marshmallows e, embora esse novo livro seja com a mesma personagem, a Fernanda garantiu que os dois podem ser lidos fora da ordem, pois são independentes.
Além de me esbaldar com maravilhosos brigadeiros super caprichados que ela trouxe, também peguei alguns marcadores que, inclusive, possuem uma receita especial do doce!! Ela, super atenciosa, autografou meus dois livros e eu fiquei radiante com as dedicatórias exclusivas! São outros dois títulos que eu não vejo a hora de conferir!


Apesar de ter sido corrido e um pouco cansativo, eu amei essa minha maratona de eventos literários; conheci autores maravilhosos e ganhei muitos autógrafos mais do que especiais!
Eu não falei aqui sobre o Livros em Pauta (09/08), nem do Encontro de Fãs de Literatura Policial (17/08), pois dedicarei um post especialmente para cada um deles, então, aguardem!

Espero que tenham gostado desse post especialmente dedicado aos nosso autores e que venha a Bienal! ;)



12 comentários:

Denise disse...

Ótimo post, Verônica! E realmente, quantos eventos incríveis *o*
E agora dá-lhe Bienal!
Adorei te conhecer lá na fila pra ver a Carina, e de fato, fila é sempre um ótimo lugar para conhecer pessoas legais. Você é a simpatia em pessoa.
Adorei o blog *----*


Beijos!
Denise Flaibam.

Desbravadores de Livros disse...

Você tem andado em muitos eventos, né Vê? É sempre excelente conhecer os autores que a gente gosta. Apesar de ter muitos eventos aqui no RJ, eu costumo ir a poucos, até por causa do tempo e da distância (o trânsito do RJ é horrível).

Papear com autor na fila de autógrafos? Isso que eu chamo de sorte. rs

Menina de Livro disse...

Noooooooooossaaaaaa quanta coisa boa!!!!!! Meu sonhoooooo viu. Morando no interior do Paraná é tenso!!!


Beijos
Nati


www.meninadelivro.com.br

Monica Castro disse...

Oi Veronica
Te vi na tarde de autógrafos da Fernanda França , vim conhecer seu blog ! Adorei !!!
Também adoro ler, tenho um blog www.monicamcastro.blogspot.com.br
Sucesso prá vc !!!! Bjs

Veezinha disse...

Oi Monica!


Poxa que bom que gostou! Fico muito feliz :3 Já dei uma passadinha no seu blog também e adorei! Estou seguindo e também te desejo muito sucesso! ;D


Beijos!

Nara Brasil do Amaral disse...

Caramba Vê, haja fôlego, isso sim que é maratona... Sei bem como é morar em um lugar onde não tem muiito desses eventos literários e quando eles ocorrem não se pode perder a oportunidade... Adorei ver que você encontrou com a Carina Rissi, simplesmente amo essa autora, e realmente você tem que conferir os livros delas, eu comecei por "Perdida" e acredite é perfeito, já li mais de 2 vezes...hhehhe....
Fico feliz pela sua visita ao Widbook e por todas as dedicatórias exclusivas de autores super fofos, vou procurar dar uma conferida nos livros deles, principalmente do da Fernanda França, achei super interessante os títulos ;) !

Aline Ramos Costa disse...

Definitivamente essa maratona de eventos compensou a falta deles no decorrer do ano na sua cidade... è ótimo poder conhecer os autore que você admira e ainda de quebra coneguir seus autógrafos e encontrar com outros leitores...Ameiiiiiiiiii...bjs

Anny Alves disse...

Uaua hahah
Não tem coisa melhor do que conversar com autores de livro... É meu sonho..
Ahh eu não fui à Bienal :((
Fiquei o mes todo com uma invejinha dos que foram hahah :/
Bjs
Anny

Érika Rufo disse...

Adorei saber mais sobre os eventos que vc frequentou! Meu sonho é poder participar de algum, deve ser muito divertido! Mas morando no fim do mundo é praticamente impossível... rsrs
Com certeza a correria e a canseira valeram a pena!!
Beijos!!

David Galan disse...

Só posso dizer que senti um pouco de inveja de ver de quantos eventos você participou e ajudou a organizar, além dos lançamentos com os autores dos livros, sem dúvidas cada evento desse nos deixa mais feliz por sermos leitores, que venham mais e mais eventos e mais correria, afinal assim é que se consegue espalhar a leitura para novas pessoas.

Veezinha disse...

Que bom que gostou, Denise! *-* Também adorei conhecê-la! E muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog! :D


xx

Veezinha disse...

Quanto a mobilidade, sei bem como é. Para atender a todos esses eventos precisei de carona do meu pai e táxi. rsrs É duro não ter prática no volante, viu? kkk Mas, mesmo sendo em horários mais "fáceis" ainda assim é um baita investimento!
Pois é, temos autores por todas as partes! :D


xx