segunda-feira, 3 de novembro de 2014

#Resenha: Vida Organizada - Thais Godinho

Vida Organizada
Autora: Thais Godinho
Editora: Gente
Número de páginas: 224

"Muito se fala em organização. São muitos os métodos e conceitos que transformam o desejo de ser organizado em algo quase inalcançável, como se precisássemos ser perfeitos e deixar a casa com cara de revista de decoração todos os dias. Mas quem tem tempo para isso quando a rotina é tão insana que não sabemos se cuidamos da casa, da família, do trabalho ou dos nossos sonhos primeiro? Thais Godinho tem um caminho. Ela acredita que a organização é o segredo para que possamos viver uma vida coerente com o que somos e, para isso, criou a máxima definitiva para o método que pode, sim, permitir que você alcance seus objetivos: tenha o sistema que funciona para você. Neste livro, a autora mostra diversas possibilidades para que você consiga fazer o que deve fazer em todas as áreas da sua vida: casa, trabalho, família, de modo que você nunca perca de vista o que realmente importa. Pare de se afogar em uma rotina que não lhe traz satisfação e que parece ser uma sucessão infinita de metas que você não consegue cumprir. Chegou o momento de respirar fundo e tomar uma decisão muito importante: ser uma pessoa organizada a partir de hoje!"

Compre: Saraiva | Submarino

Este livro foi cortesia da editora Gente.

Eu não me considero uma pessoa organizada. Até tento ser, tenho minhas caixas, minha agenda, planilhas e mais planilhas, mas, ainda assim, não sou organizada. E é por isso que às vezes procuro pesquisar sobre formas de me ajeitar melhor e tentar dar conta de tudo.
Foi em uma dessas minhas buscas que conheci o Vida Organizada, originalmente o blog que a Thais Godinho mantém. Encontrei dicas para administrar meu tempo, aplicativos interessantíssimos, como o Evernote (não vivo mais sem!) e me condicionei a usar mais o calendário, integrando-o a vários outros programas do celular. Claro que ainda estou longe da perfeição e foi exatamente por isso e por gostar tanto do trabalho da Thais em seu blog que, quando eu vi que lançariam um livro dela, não pude perder tempo!

"A organização precisa ser mais fácil que a bagunça - guarde esse conceito."
(pág. 24)

Com um visual clean e prático, Vida Organizada propõe não só dicas para você se organizar melhor, seja na sua vida, na sua casa ou no seu emprego, como também desenvolve ao longo da leitura um guia prático e didático para que possamos ir aprendendo e adaptando essas informações para a nossa realidade. E acabamos por perceber que ser organizado talvez não seja tão difícil assim, basta querer e se disciplinar para que o resto aconteça!
Dividido em capítulos, cada um voltado para uma área de nossas vidas, acredito que a proposta do livro seja completa e cubra todas as necessidades de qualquer pessoa, seja homem ou mulher. Não são fórmulas prontas que, ao ler, pensamos: "Nossa, a Thais estudou para isso, é expert"; a autora teve um enorme cuidado, ou talvez tenha saído de forma natural, para manter a escrita como uma partilha de experiências. Dá para perceber que ela diz: "Olhe, deu certo para mim e pode funcionar para você também", isso, para mim, foi o ponto mais alto do livro. Perceber que não se tratava de pura teoria, mas que havia muita prática envolvida.
Prova disso são os espaços existentes em todos os capítulos onde Thais nos propõe que comecemos imediatamente a nos organizar. Fazemos listas com objetivos, sonhos, tarefas, compromissos e obrigações, somos ensinados a todo tempo como aplicar os conceitos imediatamente. Nada de ler, aprender, se surpreender e deixar para realizar depois. Não, você não escapa de colocar tudo o que está aprendendo em prática na página seguinte.

"Deixe o papel de vítima de lado e assuma a responsabilidade pela sua vida, pois ninguém mais pode fazer isso por você. Organizar-se é uma decisão exclusivamente pessoal."
(pág. 35)

Talvez algumas seções não tenham se encaixado muito bem no modelo de vida que levo. Eu não moro sozinha, nem tenho cônjuge ou filhos, por isso alguns capítulos acabei lendo um pouco por cima, sem planejar muito o que as atividades propunham. Mas não duvido nada que, daqui a alguns anos, quando isso ou aquilo estiver constituído, eu volte a ler Vida Organizada para me inteirar dessa nova etapa de organização da minha vida.
Me diverti demais fazendo essa leitura, tirei mais dicas valiosas e, o que é mais importante, consegui visualizar a organização começando a tomar forma conforme eu ia realizando as atividades propostas. Thais Godinho mostrou que a organização não é um bicho de sete cabeças e, uma vez engajada em realizar mudanças, sua vida só tem a melhorar e ganhar em qualidade e tempo disponível para o que realmente importa.
A edição da editora Gente está de arrasar: cores delicadas, layout confortável e fácil de ler. Uma leitura rápida e obrigatória para aqueles que procuram dicas para se organizar melhor e tentam acalmar a loucura do dia a dia. Um livro que não só dispõe sobre o que você precisa ou não fazer se quiser se organizar, mas que o convida a praticar as lições, a compreendê-las na sua totalidade para, só então, aplicá-las pra valer. Mais do que recomendado para simplesmente todo mundo! Leitura obrigatória!

"Ninguém precisa de dinheiro para se organizar - você só precisa de criatividade!"
(pág. 178)


Classificação:




9 comentários:

Camila Nunes disse...

Gostei muito da proposta do livro, eu sou uma pessoa muito desorganizada e preciso mudar logo isso. Adorei a dica de livro!

Desbravadores de Livros disse...

Ah, estou precisando desse livro. Porque se tem uma coisa que eu não sou é organizado. Bagunça é comigo mesmo. rs
Acho que gostaria desse livro, apesar de não gostar muito de auto-ajuda. Acredito que esse livro iria me acrescentar bastante. E se tem um visual legal por dentro, melhor ainda. excelente dica, Vê.

Gladys Sena disse...

Gostei dessa frase: "Ninguém precisa de dinheiro para se organizar - você só precisa de criatividade!"É uma leitura bem válida! ;)

Vitória Pantielly disse...

Vê!
Sabe, esse não é o tipo de livro que costumo ler, mas como estou com um pé no casamento acho que ele seria interessante pra mim e meu noivo!
Também não sou nada organizada, a única coisa organizada na minha vida é a minha estante de livros, rs!
Quero pegar o livro pra ler e com certeza contar com algumas dicas pra minha "nova" vida ..
Beijos

thayna ta disse...

Achei muito útil, ainda mais para mim que sou mediana em ser organizada, nem tanto, mas nem desleixada, eu preciso realmente começar a usar meu calendário e não desorganizar minhas roupas, lembrar eventos e nunca chego atrasada, sempre em ponto. Achei bem autoajuda e muito útil mesmo. Ajuda na vivência do dia a dia, mas lembre se ser muito organizado também, pode ser um vício, e de certo ponto de vista, bem estranho.
Beijos Vê, ThaynáQ.

Milena Soares disse...

O livro parece interessante e bastante útil, quero muito ler.

Ingrid Moitinho disse...

Gostei muito da proposta do livro, apesar de não ser o que costumo ler. Achei bem útil, ainda mais pra mim que não sou muito organizada.

David Galan disse...

Eu sou organizado em partes, quando percebo que minhas coisas estão uma bagunça, arrumo tempo para colocar tudo em ordem, o livro é sem dúvidas um grande manual com dicas para que possamos organizar melhor nossa vida em geral, preciso ler para ver como conseguirei utilizar melhor meu tempo, esse é meu único problema, tenho mil coisas para fazer e nenhum tempo para elas, vou procurar o blog e depois o livro.

Fábrica dos Convites disse...

Apesar de parecer útil, não me interessou.
Bjs, Rose.