domingo, 6 de dezembro de 2015

#Resenha: Pó de Lua - Clarice Freire

Pó de Lua
Autora: Clarice Freire
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 192

"Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos."

Compre: Saraiva | Submarino

Depois da minha experiência um pouco morna com o também repleto de ilustrações Eu me chamo Antônio, confesso que peguei Pó de Lua com as expectativas bastante balançadas. Esperava que não fosse mais uma série de ilustrações com frases populares adaptadas, nem apenas um livro que devesse emoldurar na parede.

"Tomei tanta conta de você que perdi os cálculos e as coisas mudaram de valor."
Felizmente, o que encontrei nessas páginas de bordas azuis foram ilustrações delicadas, permeando poesias e frases igualmente sensíveis cuja leitura tornaria-se um agradável momento de relaxamento e reflexão. Clarice Freire tem um jeito peculiar de desenhar formas e letras e, embora tenha tido a alegria de estar ao lado dela enquanto desenhava um autógrafo em meu livro, seu objetivo de "tirar a gravidade das coisas" foi muito mais do que certeiro: foi necessário.

Clique para ampliar.
Com a rotina cada vez mais agitada e livros novos saindo e sendo desejados, às vezes precisamos dar um tempo na leitura, seja por uma ressaca literária ou por simples exaustão. Pó de Lua é aquela leitura de uma sentada, de um fim de tarde, depois de um dia agitado ou, simplesmente, para manter à cabeceira e conferir um pouquinho por vez, antes de dormir.

Clique para ampliar.
Dividido em quatro partes, uma para cada fase da lua, somos presenteados com uma literatura de encher os olhos e descansar a mente. Poesias leves e divertidas são cuidadosamente enfeitadas com ilustrações delicadas e em cores suaves, quando não apenas no traço firme da caneta preta.
Altamente indicado para quem está em busca de uma leitura relaxante e reflexiva, para todos os momentos do dia e para todos os tipos de leitores.

Mal posso esperar pelos próximos livros de Clarice Freire! Espero que tragam ainda mais leveza às coisas e tranquilidade à mente do leitor em uma edição caprichada como essa da editora Intrínseca.


Nota:




5 comentários:

rudynalvacorreiasoares disse...

Vê!
Livros de poesias já são bastante relaxantes e estimulantes no sentido da criatividade e se vem com ilustrações, fiam ainda mais lúdicos e mais gostosos de ler.

“Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os
nossos méritos.” (Albert Einstein)

cheirinhos

Rudy

http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6
livros e 3 ganhadores!

Ycaro Brito disse...

Olá, Vê. Sempre fui fã das ilustrações da Clarice Freire e posso dizer que acompanhei boa parte de seu desenvolvimento ilustrativo. Até mesmo quando não queria, eu era abordado por suas frases nas redes sociais. Enfim, eu ainda não possuo o livro, mas não nego que estou louco para comprar. A edição está incrível, principalmente as folhas arredondadas.

Jéssica Maria disse...

Mds ,esse livro é muito lindo ,a capa ,o título ,as ilustrações ,mds....
Nunca li ,mas quero muito ,dizem ser um livro maravilhoso ,espero ler em breve u.u

JessicaLisboa disse...

Adorei a diagramação desse livro, é lindo!

suzana cariri disse...

Oi!
Ainda não conheço Pó de Lua mais achei esse livro bem interessante, tem mensagens bem bonitas e gostei muito das ilustrações e do trabalha em cada pagina do livro !!