domingo, 10 de janeiro de 2016

Comunicado importante: Google Friend Connect

Essa semana eu fiquei surpresa ao encontrar uma postagem no blog Sempre Romântica, o qual acompanho por e-mail, falando a respeito do Google Friend Connect, a principal plataforma de seguidores que muitos blogs do Blogger utilizam. Achei que fosse um post antigo atualizado sem querer, mas a data estava correta e, dessa vez, não era nada sobre a retirada da ferramenta para blogs da plataforma Wordpress, mas sobre os próprios blogs do Blogger.
Como, ao contrário da Leninha, eu não recebi nenhum e-mail, achei importante reproduzir, com os devidos créditos a ela e ao blog, a mensagem enviada pela equipe do Blogger. Trata-se de uma nova alteração muito importante na forma como os leitores interagirão com o blog pelo GFC. Confiram abaixo a mensagem:

Queridos usuários do Blogger, Em 2011, nós anunciamos que estávamos suspendendo o uso do Google Friend Connect para todos os serviços exceto o Blogger. Fizemos uma exceção para o Blogger para garantir que os leitores de blogs em nossa plataforma pudessem segui-los facilmente usando uma variedade de contas. Contudo, ao longo do tempo, notamos que a maioria das pessoas acessa o Friend Connect com uma Conta Google. Sendo assim, nas próximas semanas implementaremos algumas mudanças que significam que os leitores precisarão de uma Conta Google para acessar o Friend Connect e seguir blogs na plataforma Blogger.
A partir do dia 11 de janeiro de 2016 não será mais possível seguir blogs com o Google Friend Connect usando o Twitter, Yahoo, Orkut ou outras contas do tipo OpenId. Além disso, removeremos do Google Friend Connect os perfis de contas que não são do Google, então é possível que vocês notem uma queda no número de seguidores em seus blogs.
Recomendamos que vocês avisem os leitores de seus blogs (uma postagem sobre isso no blog pode ser uma boa ideia) que se eles utilizam uma conta que não é do tipo Google para seguir o seu blog, eles precisam então criar uma conta Google para acessar o Friend Connect e seguir o seu blog novamente com essa conta. Ao acessar o Friend Connect com uma conta do Google, os blogs passaram a fazer parte da lista de leitura deles e será mais fácil visualizar as postagens e atividades mais recentes destes blogs.
Sabemos o quanto os seguidores são importantes para todos os blogueiros, mas acreditamos que esta mudança irá melhorar a experiência dos autores e seguidores de blog em nossa plataforma. 

Atenciosamente,
Equipe de Suporte do Blogger

Fonte: Blog Sempre Romântica

Basicamente o que vai acontecer é o seguinte: não será mais possível fazer o login ali na barra lateral, onde está escrito "Survivors" com uma conta do Twitter ou do Yahoo, por exemplo, apenas com seu e-mail do Gmail.
Mas no que isso interfere aqui para o blog? Como as contas que não são do Google serão apagadas amanhã, se você estiver participando do sorteio do King Edgar Hotel e tiver deixado um nome de seguidor que não o da sua conta Google, quando eu for fazer o sorteio e verificar a entrada obrigatória (que é seguir o Only The Strong Survive e o Delírios do Gato Preto), seu nome não estará mais lá!
O que fazer? Clique em "Participar deste site" na barra lateral direita de ambos os blogs e faça o login com a sua conta Google (Gmail); se o nome de seguidor for diferente daquele que você usava antes, deixe um comentário no post da promoção com o seu novo nome de seguidor, ok? Só para que você não perca a chance, caso seja sorteado.

Para promoções futuras, vou estudar se continuarei com o GFC ou se passo a utilizar outras plataformas como regra obrigatória, afinal, não é todo mundo que possui uma conta Google. De toda forma, vocês serão avisados de qualquer alteração.


6 comentários:

Daniel Olhos Água disse...

Aviso muito importante pros seguidores, gente! Eu só uso minha conta do google para seguir, então pra mim tá tranquilo. Abraços
bookdan.blogspot.com

rudynalvacorreiasoares disse...

Vê!
Recebi também esse comunicado.
Perdi mais de 100 seguidores, uma pena.

“Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem
muito falam pouco.” (Jean-Jacques Rousseau)

cheirinhos

Rudy

http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

Mariana Ogawa disse...

bom, mesmo eles avisando a anos (literalmente) a gente nunca presta atenção, mas eu sempre achei estranho eles aceitarem outros emails...
e por causa disso sempre usei minha conta do google.

Jéssica Maria disse...

Felizmente já uso uma conta do google ,então para mim ,n terá nenhuma mudança ,mas legal da sua parte avisar os leitores u.u

Jéssica Aguida disse...

Eu só uso minha cona google também , espero que não de problemas.

suzana cariri disse...

Oi!
Obrigada pelo aviso, ainda bem que só uso a conta do google !!