segunda-feira, 21 de março de 2016

#Resenha: Não Pare! - FML Pepper

Não Pare! (Não Pare #01)
Autora: FML Pepper
Editora: Valentina
Número de páginas: 280

"Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?

É chegada a hora da verdade."

Compre: Saraiva | Submarino

Há muuuuito tempo eu ouvia falar sobre Não Pare! Desde que a história foi lançada na Amazon e tornou-se um estouro de downloads (eu, inclusive, fui uma das pessoas que baixou), todos comentavam sobre o inovador universo criado por FML Pepper, sobre como a Morte parecia acompanhar essa protagonista e o ritmo alucinante de leitura que engolia os leitores. E preciso dizer: eles estavam todos certos.
FML Pepper foi muito feliz com seu enredo que foge completamente ao senso comum, desviando de ~quase~ todos os clichês (já explico porquê "quase") com maestria e criando um ambiente de leitura impossível de se largar até chegar à última página.
Antes de ir mais a fundo, permitam-me fazer um breve parênteses; uma comparação que foi quase impossível não fazer, para mim, foi com o filme Paixão de Alguel, a respeito das constantes mudanças que a mãe de Nina, a protagonista, volte e meia a obrigava a fazer. É claro que são dois enredos mais do que distintos, mas foi difícil não me lembrar da personagem de Hilary Duff que, a cada desavença que sua mãe tinha no amor, as obrigava a abandonar tudo e começar em outro lugar. As mesmas situações sobre escola, amigos, enfim, a continuidade da vida, acenderam essa luz muito forte na minha cabeça e a comparação foi inevitável.
Enfim, fechando o parênteses, Nina Scott sempre teve de se mudar com frequência sob o pretexto de ser o trabalho da mãe, Stela, que as colocava na estrada. Entretanto, aos 16 anos, ela já está bem cansada dessa vida quase que de artista circense e exige que as mudanças terminem, afinal, nada mais justo porque, por mais que seja legal ficar mudando de casa, tudo tem um limite.
Então, em Nova York, as duas estabelecem moradia com a jura de que esta seria a última mudança. O que deixa Nina um pouco mais animada para sua nova escola e seus novos amigos. Mas, por mais que tudo pareça que finalmente vai se encaixar, a protagonista tem muitas perguntas que, querendo ou não, parecem estar prestes a serem respondidas.
A escrita de FML Pepper tem um pozinho mágico, eu diria, porque não é possível que você se mantenha preso a este livro do começo ao fim sem qualquer tipo de explicação sobrenatural. Então, se você está pensando em ler Não Pare!, separe aquele seu dia mais folgado, pode ser um feriado ou nas férias, ou um fim de semana, porque você não vai querer largar o livro até que todas as suas perguntas (e as de Nina) tenham resposta!
Mas, como tudo na vida sempre pode complicar um pouquinho mais, como se já não bastasse a cabeça de adolescente, as dúvidas da vida e o eterno questionamento sobre suas pupilas serem verticais, como as de um felino, eis que Nina esbarra em outros dois "problemas": um atende pelo nome de Richard, bad-boy, e o outro é Kevin, romântico. Aí você pensa: "Droga, lá vem triângulo amoroso!" E eu já adianto: "Pode vir!" porque, volto a dizer, este livro só pode ter certa mágica nele, sem contar que eu sempre adoro dois personagens masculinos, sexies, misteriosos, com forte antipatia entre si e que vão deixar a protagonista meio balançada (porque, hello!, eu sempre me coloco no lugar da protagonista! Então, né, quem é que tá reclamando aqui?).
Não sei se já posso me adiantar e dizer para quem estou torcendo, afinal, este é apenas o primeiro livro de três, então muita coisa pode mudar! Aliás, várias questões apresentadas no livro podem ficar sem solução, mas não vejo isso como um problema, pois já temos continuação por aí (nada de esperar meses angustiantes para descobrir o que vem!).
Não Pare! é um livro diferente. Uma leitura que me conquistou e que faz eu me perguntar até agora por que é que eu demorei tanto tempo para ler! É claro que, no alto dos meus 21 anos, acompanhar o ponto de vista de uma garota de 16 anos pode ser, por vezes, um pouco irritante, mas nada que apague o brilho do ineditismo da história que, convenhamos, vale muito mais!
Posso dizer que FML Pepper acertou em cheio com seu enredo sobrenatural, bem diferente do que estou acostumada a acompanhar e com uma narrativa em ritmo alucinante só me fez ficar ansiosa pelos próximos volumes!
A Valentina arrasou nessas capas ma-ra-vi-lho-sas! E o livro está um capricho só! Adoro a diagramação deles e o cuidado que tem em criar edições lindas!

Então, se você, assim como eu, estava esperando alguma espécie de intervenção divina para começar a ler Não Pare!, posso dizer que essa intervenção chegou! Vá agora mesmo pegar nessa leitura e não se arrependa depois, quando a luz da manhã estiver apontando na janela!

Classificação Final:

4 comentários:

suzana cariri disse...

Oi!
Quero muito ler essa serie da FML Pepper, que já faz um tempo está na minha lista de leitura, ouvi também muitos comentários positivos o que só me fez ficar ainda mais curiosa e gostei muito da historia do livro que parece ser bem misteriosos e do tipo que só largamos quando terminamos e ainda não assisti ao filme Paixão de Aluguel mas fiquei curiosa !!

Cris Setúbal disse...

Que muita vontade de conhecer a escrita da Pepper! Acho a premissa desse
livro muito interessante, principalmente essa mistura de romance,
sobrenatural e mistério. E essa trilogia está na minha lista já faz um
tempo, mas nunca chegei a ler :/, mas depois da sua resenha fiquei super animada e pretendo ler logo, beijo *-*

Cris Setúbal disse...

Tenho muita vontade de conhecer a escrita da Pepper! Acho a premissa desse
livro muito interessante, principalmente essa mistura de romance,
sobrenatural e mistério. Fiquei super animada com a sua resenha e pretendo ler logo, beijo *-*

Daniel Olhos Água disse...

Ai meu Deus, preciso desse livro! Todo mundo fala tão bem que me sinto quase na obrigação de ler haha A premissa me atrai bastante, e a narrativa da autora parece ser ótima. Conheço a FML Pepper do skoob e ele é super gente boa! Abraços :)