quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

#Indicação - Série: Dirk Gently's Holistic Detective Agency




Dirk Gently's Holistic Detective Agency - Exibido nos EUA pela BBC America e disponível no Brasil pela Netflix.

Número de Temporadas: 1 (8 episódios).


Sobre o que fala?

A série conta a história de um detetive holístico dedicado a investigar casos que envolvam o sobrenatural. Baseada na série literária Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de Douglas Adams.


Posts relacionados:

Minhas convicções:

Se você já ouviu falar de Douglas Adams e/ou O Guia do Mochileiro das Galáxias, então sabem o quanto o homem tinha uma criatividade um tanto fora do comum. Tal peculiaridade se repete em "Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently" uma série de livros que acompanha Dirk Gently, um detetive fora do comum. Infelizmente o autor faleceu antes que pudesse finalizar a série literária, mas conseguiu deixar dois volumes prontos que, aqui no Brasil, foram publicados pela editora Arqueiro.
Como eu ainda não tive a oportunidade de ler, assim que fiquei sabendo que a Netflix havia disponibilizado oito episódios de uma série de mesmo nome, resolvi dar uma chance e, de pronto, no mesmo dia, maratonei todos os episódios, incapaz de parar. É bizarro? Com certeza! Apaixonante? Sem dúvida!
Dirk Gently é um personagem extraordinário. Um detetive que não investiga simplesmente seguindo pistas, mas espera que elas praticamente caiam do céu, obra do mero acaso, de um fluxo do universo que quer que ele esteja em determinado lugar ou descubra determinada coisa. Quase como destino. No meio de sua mais nova investigação está Todd Brotzman que eu não poderia pensar em ator melhor para interpretá-lo do que Frodo Bolseiro Elijah Wood.
As circunstâncias da série beiram o improvável e o que te move a continuar assistindo é a busca por respostas e compreensão. Se você ficar muito perdido no primeiro episódio e quiser desistir da série porque a achou muito brisada, espere até engatar no segundo, terceiro, quarto...as coisas farão sentido (ou não) pode apostar!
Fato é que, para assistir algo baseado na obra de Douglas Adams, você precisa de paciência e boa vontade, porque ele chuta o pau da barraca do ordinário e apela muito para as coisas bizarras e loucas. E a série soube transmitir isso direitinho. Os efeitos especiais são incríveis e o enredo é muito bem trabalhado.
Sem contar que o próprio Dirk Gently é uma figura, interpretado com a mais refinada peculiaridade britânica de Samuel Barnett. Ele rouba a cena e você o adota desde o primeiro momento, querendo acompanhá-lo e observar seus métodos nada ortodoxos.
Esses oito episódios acompanham quatro frentes diferentes que, ao longo da temporada, vão recebendo personagens que você conhece desde o começo. A princípio, pode parecer um excesso de gente e de linhas narrativas, mas acredite, tudo está lá por um motivo! E conforme todos vão se encaixando e tendo o seu pedacinho na história...a temporada acaba!
Eu fiquei órfã antes mesmo de digerir a série porque, quando menos esperava, lá estava o final do oitavo episódio... com um desesperador cliffhanger!


Agora vamos torcer para que a série faça sucesso, tenha um retorno positivo, para que haja mais temporadas e o mais rápido possível, por favor!
Enquanto isso, vou me consolar lendo os dois livros da série e entender se a adaptação foi fiel às páginas de Adams ou se houve uma licença criativa e poética que, para mim, já funcionou bem!


Onde?

Se você tem assinatura Netflix, pode conferir os oito episódios e maratonar todos de uma só vez! Se ainda não possui, lembre-se que o primeiro mês é grátis e você consegue assistir rapidinho!


Nota:



Um comentário:

Maisanara F. disse...

Já tinha visto essa série no Netflix, mas ainda não assisti. Li vários comentários positivos sobre essa série e estou louca para vâ-la(principalmente depois de saber que é baseado em uma série do Douglas Adams). Depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ver e sei que vou adorar <3