segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

#Resenha: Produtividade Máxima - Tamara Schwambach Kano Myles

Produtividade Máxima
Autora: Tamara Schwambach Kano Myles
Editora: Sextante
Número de páginas: 192

"Muitas vezes chegamos ao fim do dia com a sensação frustrante de que não conquistamos nada significativo, de que deixamos de lado o que realmente importa. E pior: sem saber ao certo como gastamos nosso tempo.
No entanto, algumas pessoas conseguem realizar tudo (ou quase tudo) o que desejam. Essa capacidade de organização não se deve a um talento inato, mas sim a uma habilidade que pode ser desenvolvida.
Com seu sistema da Pirâmide da Produtividade Máxima, Tamara Myles vai ajudar você a assumir o controle da sua vida, de modo que cada tarefa, por mais simples que pareça, seja capaz de contribuir para a realização dos seus maiores objetivos.
Você vai aprender técnicas testadas e comprovadas para lidar com as questões mais comuns do dia a dia. De um jeito prático e fácil, vai descobrir como executar suas atividades com maior eficiência, concentrando seus esforços naquelas que são mais significativas.

Neste livro você vai encontrar também:
• Técnicas simples para organizar seu espaço de trabalho.
• Um sistema funcional para gerenciar sua caixa de e-mails.
• Um método fácil para ajudar você a montar um planejamento diário de acordo com as suas prioridades.
• Um guia sobre como estabelecer metas e se assegurar de que está no caminho certo para alcançá-las.
• Recursos para desdobrar os problemas mais complexos e ameaçadores em atividades simples e viáveis, aproximando-se a cada dia da realização dos seus objetivos.
• Dicas para desenvolver a mentalidade certa para o sucesso e dedicar à sua vida e ao seu bem-estar a atenção que eles merecem."

Compre: Saraiva | Submarino

Esse é um daqueles livros para se ler em uma sentada e colocar seus ensinamentos em prática o mais rápido possível. Eu comecei a me interessar por livros de organização e produtividade já há alguns anos. Tudo o que pudesse me auxiliar na papelada, nas tarefas diárias e demais compromissos já era mais do que bem-vindo.
O ano passado foi um ano especialmente tumultuado na minha vida. Último ano de faculdade e eu estava afundando em afazeres, prazos, provas, responsabilidades, tudo isso resultando em stress, doenças e muitas dores de cabeça.
Por isso, quando vi o Produtividade Máxima por um bom preço, resolvi que deveria tê-lo o mais rápido possível. Minha ansiedade era grande em saber o que fazer com todos os aspectos da minha vida e eu fiquei muito surpresa ao saber que a autora, na verdade, é brasileira! Embora ela more nos Estados Unidos, ela é tupiniquim como eu e você. Isso com certeza trouxe um pouco de familiaridade, afinal, não poderia ser tão absurdo o método dela, como se espera de livros que, principalmente, sejam de autores com uma outra cultura.

A autora nos apresenta ao que ela chama de Pirâmide da Produtividade Máxima, com cinco estágios, começando da parte de identificar quais são seus problemas atuais, a explicar cada uma dessas etapas até chegar ao ponto mais alto, o da produtividade máxima em si.
Repleto de testes ao longo do livro, a leitura possibilita que o próprio leitor identifique os problemas de organização que precisam de atenção e acaba guiando a leitura para qual área atacar primeiro. No meu caso, como eu estava com tudo caótico, eu fui seguindo a ordem de leitura mesmo.


Com um texto rápido, prático e seções de resumo nós podemos acompanhar rapidamente todas as dicas e procedimentos para organizar de tudo, desde papeis até mesmo e-mails, metas e o próprio espaço de trabalho ou doméstico.
Tamara nos orienta a separar tudo o que está acumulado em pilhas objetivas, nada de ficar minuciosamente construindo 84049305 pilhas para cada material, sendo que, depois de um tempo, até mesmo você vai acabar se perdendo sobre o que está em cada pilha. Embora ela seja extremamente liberal quanto ao seu método, nada de instruções engessadas, você mesmo pode adaptá-lo de acordo com as próprias necessidades, tudo é explicado com clareza de modo que tudo pode ser colocado em prática uma vez terminado o capítulo.

Aos poucos vamos escalando a pirâmide da produtividade máxima e, o que achei mais interessante, é que não se trata de uma viagem só de ida. A todo momento somos lembrados que alcançar a produtividade máxima não é uma tarefa simples, tampouco fácil, e pode ser necessário que retornemos várias vezes para patamares mais baixos para corrigirmos eventuais desequilíbrios.
Eu apreciei demais esse livro e, logo que entrei de férias, coloquei algumas coisas em prática, especialmente com relação aos papeis. Fiz uma triagem, guardei o que precisava ser guardado e descartei o que não tinha por quê manter. Posso dizer que há tempos não via minha escrivaninha tão limpa e utilizável. Antes era praticamente impossível usá-la para qualquer coisa que não fosse armazenar outros objetos que aguardavam para serem guardados.

Se você está em busca de uma solução rápida, prática e fácil para colocar sua vida em ordem, Produtividade Máxima é uma leitura mais do que indicada! Em poucas horas você já desvenda o que há de errado na sua vida e quais as melhores dicas para colocar em ordem e otimizar seu tempo e sua disposição para fazer todo o necessário e acabar com o stress e a sensação de que nada de produtivo está saindo.
A capa é bem simples, adorei os elementos e a diagramação é muito confortável de ler, com páginas de tópicos, revisando todo o conteúdo do capítulo, além de gráficos fáceis de compreender e testes para que você mesmo possa avaliar sua atual situação para saber por onde começar.

Classificação final:

Nenhum comentário: