quarta-feira, 1 de novembro de 2017

#Resenha: Encontros & Desencontros - R. Prieto #15diasnacionais

Este mês, por comemorarmos a Proclamação da República, resolvi trazer, do dia 1 ao dia 15, resenhas de títulos nacionais, em sua maioria, de autores parceiros do blog. Espero que gostem e não deixem de comentar se indicam algum título nacional para que eu leia! ;)

Encontros & Desencontros
Autora: R. Prieto
Editora: All Print
Número de páginas: 40

"Ao abrir este livro, as portas do real e do imaginário são abertas. O leitor terá acesso à diversão, melancolia, horror e demais sentimentos humanos que fazem parte de nosso cotidiano. Os personagens serão verdadeiros amigos e companheiros de todas as idades: crianças, jovens sonhadores, senhoras idosas que compartilharão suas histórias, experiências e estarão à sua disposição para serem lidos de dia e de noite. Leia e tenha a sua própria opinião."

Este livro foi cortesia da autora.


Encontros & Desencontros é a compilação de nove contos da autora R. Prieto contendo, inclusive, uma história premiada em um concurso internacional.
Dentre os nove títulos, estão situações cotidianas, desejos, desavenças e desgraças. A princípio, eu pensei que só encontraria histórias com finais infelizes, mas meu coração se aquietou com uma ou outra aventura um pouco menos cinzenta.
As histórias são completamente breves e é possível realizar a leitura deste pequeno livro em uma única sentada, não demorando muito mais do que meia hora. Ao contrário de outras compilações, que normalmente são de autores diferentes, aqui temos vislumbres de marcas constantes deixadas pela autora, como a constante menção aos catalães; assim, identificamos sua afinidade e admiração pela cultura que, recentemente, tem tomado destaques nos noticiários por sua antiga luta pela independência.
Por outro lado, é preciso destacar que, embora eu não seja muito fã de contos, pois sempre acho que fica faltando alguma coisa, algum desenrolar, alguma informação, neste caso a autora consegue utilizar-se muito bem do começo, meio e fim, permitindo que a história assente e não deixe muitas perguntas sobre o que aconteceu em seguida. Isso, para uma mente ansiosa como a minha, foi um verdadeiro alívio.
Com uma escrita simples e títulos ainda mais práticos, somos transportados para cenas do dia a dia, personagens que facilmente poderiam ser qualquer um de nós, com a exceção de uma ou duas histórias, talvez. E não é surpresa que meu conto favorito desta seleção tenha sido justamente aquele que mais me causou fascínio. "A Vida" é breve, mas o conhecimento de seu narrador vai se construindo aos poucos e, quando finalmente compreendemos quem realmente é nosso interlocutor, é simplesmente fantástico pensar na escolha da autora em abordar tal ponto de vista. Sem dúvida, esta pequena e curta história me ganhou!
A única ressalva que faço com relação a Encontros & Desencontros é a de que eu faria uma nova revisão no livro, especialmente por ser curtinho, acredito que não há espaço para erros aqui tanto quanto os encontrei. Mas, de uma maneira geral, é uma leitura rápida que pode ser feita a qualquer momento e, mesmo que algumas histórias pareçam tristes ou trágicas, com certeza haverá aquela que pode ganhar seu coração, assim como A Vida ganhou o meu!

Nota final:

Nenhum comentário: