segunda-feira, 7 de maio de 2018

#Resenha: Um Estudo em Rosa - Steven Moffat e Mark Gatiss

Um Estudo em Rosa (A Study in Pink)
Autores: Steven Moffat e Mark Gatiss
Ilustração: Jay
Editora: Panini
Número de páginas:216

Traumatizado pela guerra, Dr. Watson retorna do serviço militar no Afeganistão e é apresentado por um velho amigo a Sherlock Holmes, um detetive consultor que mora em um apartamento na Baker Street. Juntos, eles investigarão casos na Londres do século XXI. Esta obra é uma adaptação para os mangás do seriado “Sherlock”, produzido pela BBC, e este volume é baseado no episódio 1 da primeira temporada e no primeiro romance publicado por Conan Doyle, “Um estudo em vermelho”.

Compre: Amazon | Submarino



Se você ainda não teve a oportunidade de conferir qualquer história que seja de Sherlock Holmes, uma adaptação que eu altamente recomendo sempre é a série da BBC Sherlock. Não só ela fez uma adaptação brilhante dos livros de Sir Arthur Conan Doyle, como também a trouxe para os dias atuais, o que deixou tudo ainda mais interessante!
Mas, se você ainda não teve a oportunidade de conhecer essa adaptação com Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, hoje trago uma excelente alternativa. Sherlock: Um Estudo em Rosa nada mais é do que um mangá da adaptação televisiva do primeiro episódio da primeira temporada de Sherlock. E, como todo mangá, ele tem que ser lido de trás para frente, tudo como manda a etiqueta.
E não para por aí; eles não quiseram simplesmente transcrever um episódio para as páginas dos quadrinhos, como também trouxeram as feições dos atores que dão vida a esses personagens singulares. Todos os elementos da série estão ali e, não fosse por pequenas discrepâncias entre as falas do seriado e do mangá, tudo estaria muito perfeito para ser verdade!
A edição é caprichosa, a começar pela capa sensacional onde, de um lado, temos Sherlock Holmes e no seu verso temos seu fiel escudeiro, o Dr. Watson. As ilustrações são em branco e preto, impressas em papel branco o que dá um contraste perfeito para a história, principalmente em seus momentos de tensão. Além disso, temos as expressões típicas do mangá para deixar tudo ainda mais divertido!
Adorei quando soube que a Panini traria essa edição para o Brasil e mais feliz ainda quando os outros dois volumes foram lançados tão rapidamente! Para quem conhece a série, sabe que cada temporada tem demandado uma espera enorme e muita paciência para continuar acompanhando o minucioso trabalho de Sherlock Holmes e, por outro lado, toda a equipe que faz essa série ser possível.
A história deste primeiro episódio gira em torno de uma porção de suicídios em série que, aparentemente, possuem relação entre si. O que a polícia nega em assumir, Sherlock Holmes não afasta de maneira alguma. À procura de um parceiro com quem possa dividir o aluguel do famigerado 221B da Baker Street, ele esbarra com John Watson no hospital onde ele estudou para ser médico.
Assombrado pelos horrores da guerra, Watson não pode acreditar na coincidência de esbarrar com alguém como Holmes e, apesar de achá-lo excêntrico, aceita em dividir um apartamento com ele. O que ele não poderia imaginar é que se veria tragado pelos seus métodos nada comuns e seu comportamento ainda mais estranho, porém fascinado, com a solução de crimes aparentemente estranhos ou sem solução.
Essa parceria, é claro, deu muito certo e rapidamente os dois se apressam em usar da atenção de Sherlock para os detalhes e sua dedutividade, além das habilidades médicas de Watson para resolver o caso dos suicídios/homicídios em série. Este é apenas o começo de uma série de aventuras inimagináveis!
Um Estudo em Rosa é mais do que indicado para fãs da série televisiva, mas também é muito bem-vindo para aqueles que nunca tiveram contato com a adaptação, pois é praticamente uma transcrição do episódio (sem a musiquinha de fundo e os sotaques britânicos maravilhosos!) e acho que é uma boa apresentação para a série. Se você tiver a oportunidade, veja os dois, combinado? Não vão se arrepender!
A edição ficou impecável e o fato de eu ter conseguido pagar R$11,80 nela me deixou ainda mais feliz. Procurem por descontos, pois eles sempre aparecem e assim você até consegue comprar os três volumes de uma só vez. É um investimento que vale à pena.
E se você nunca leu mangá, não se preocupe: eu até hoje me atrapalho horrores pra ler de trás pra frente. Mas o esforço compensa no final!

Classificação final:


Nenhum comentário: