12/03/2013

#Resenha: O Mala - Mario Kostzer

O Mala: Manual de Identificação e Uso
Autor: Mario Kostzer
Editora: Belas-Letras
Número de páginas: 80
Sinopse: "Este é um guia para identificar as espécies de chatos que você precisa se esquivar todo dia, aquelas pessoas insuportáveis que ninguém quer carregar e, por isso, oportunamente ganharam o apelido de mala. Ou seja, este é um manual de sobrevivência, com doses refinadas do mais puro humor, para dar de presente a um amigo - com boas ou más intenções - ou para consumo próprio. Este livro também permite que cada um olhe para sua própria alça e descubra que grau de 'malice' já atingiu."

Este livro foi cortesia da editora Belas-Letras.


O Mala pode parecer aquele guia de sobrevivência sobre como lidar com malas, mas, na verdade, só faz esse trabalho de identificação. Eu tinha expectativas de que o livro seria engraçado, com as descrições dos vários tipos de mala, mas acabou sendo uma leitura mediana.
Identifiquei muitos malas descritos no livro, pessoas com as quais esbarramos no dia a dia, no entanto, acredito que tenha faltado a sacada para deixar o texto engraçado. Isso teria tornado a leitura muito mais dinâmica e prazerosa, acabei finalizando-a sentindo como se algo estivesse faltando, um diferencial.
O que eu gostei mesmo foi a parte visual, o layout do livro é super caprichado: capa dura com uma parte metalizada imitando um espelho, folhas acetinadas e várias ilustrações super bacanas. Erro mesmo eu só achei um, de digitação, mas nada grave.
Entre malas da internet, que repassam as famosas correntes, a crianças malas, que importunam a tudo e a todos sem reprimendas de suas mãos e até casais mala, o autor discorre sobre esse estranho e irritante ser que consegue nos tirar do sério nas mais diferentes áreas imagináveis; da internet à medicina, do futebol ao jornalismo. E pode acreditar que você identificará várias dessas situações, afinal de contas, pode até ser que elas sejam mais corriqueiras do que possa imaginar.
Eu indicaria a leitura a alguém curioso ou que gosta de livros no estilo guia; só digo que esperava bem mais dele, então, quem sabe, se vocês não elevarem muito as expectativas tenham uma experiência melhor que a minha? É uma leitura rápida, de uma sentada, então não posso dizer que o tempo foi perdido, foi interessante até certo ponto, mas não foi aquela leitura que eu estava esperando.
Leiam por sua própria conta e risco.

Nota:


11 comentários

  1. Ana Paula Barreto12/03/2013 23:48

    Não curto muito guias e este em especial não me atraiu. Todo mundo sabe quem são os malas, onde eles estão e como fazem para garantir o título! rs
    Sei lá, não curti a proposta.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Camila Márcia13/03/2013 12:42

    Vê, eu realmente tenho curiosidade de ler,pois já li resenhas bem positivas, mas não sei se iria curtir tanto, sabe? Mas a curiosidade segue comigo. Talvez eu leia, talvez não... vejamos.


    Bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Já não tinha muito interesse nesse livro e sua resenha me fez ver que não perco nada caso não o leia...

    ResponderExcluir
  4. Kelry Caroline14/03/2013 19:26

    Adorei, sempre existe um mala com a gente não é mesmo.

    ResponderExcluir
  5. não curti muito não sabe, eu acho que não gostaria da leitura

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, mas não tenho interesse em ler.
    E nem gostei muito da capa tbm.. =D


    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Haja mala! Fiquei curiosa pra conhecer os tipos descritos... impossível não localizar os malas do nosso círculo de amizades e desafetos, principalmente, rsrs

    ResponderExcluir
  8. Eu vi sua caixinha de correio primeiro e adorei quando você mostrou a capa =) é realmente linda. Mas infelizmente com a resenha eu não consegui ficar tão interessada assim para ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. JessicaLisboa30/03/2013 18:03

    Ai nao me simpatizei com esse livro nao, sei lá nada nele me atriu

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da capa, acho ela bem interessante.
    Mas o livro não chamou minha atenção, não faz meu gênero.

    ResponderExcluir
  11. Sorri lendo a sinopse e esperava um livro super engraçado e divertido. Parece ser bem legal, eu gostei bastante, e espero ler logo pra saber os tipos de malas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para o blog! =D