1 de novembro de 2021

#Resenha: O que o CEO quer que você saiba - Ram Charan


O que o CEO quer que você saiba (What the CEO wants you to know)

Autor: Ram Charan
Editora: Sextante
Número de páginas: 160
"PUBLICADO ANTERIORMENTE COMO Afinal, o que realmente funciona?
Considerado um clássico dos negócios, com mais de 300 mil exemplares vendidos, este livro é como um MBA prático e conciso.
“Este livro deveria ser lido por todos os funcionários, do estagiário recém-contratado ao executivo mais experiente.” — JAC NASSER, CEO da Ford
O que o CEO quer que você saiba descreve os fundamentos por trás do sucesso de qualquer negócio – seja uma grande empresa ou uma barraca de frutas na feira.
Contando fascinantes histórias de companhias como Uber, Amazon, Apple, Toyota, Netflix, Walmart, GE e Starbucks, Ram Charan demonstra que os melhores CEOs têm em comum a capacidade de reduzir a complexidade do negócio e focar na sua essência.
Consultor de alguns dos executivos mais bem-sucedidos do mundo, Charan ensina a importância de conhecer a fundo a empresa na qual você trabalha, compreendendo todas as etapas de produção e o papel que cada pessoa exerce nela.
Essa compreensão é necessária não só para gestores, mas para colaboradores de qualquer nível hierárquico – afinal, quanto maior o lucro da empresa, maiores são as chances de crescimento profissional e retorno financeiro para todos."

Já se perguntou como uma empresa funciona? Talvez você pense que somente as grandes multinacionais possuem um livro secreto que compartilham entre si os maiores e melhores segredos para ter os seus impérios funcionando sem maiores percalços. Ou talvez você, assim como eu, pense que os pequenos empresários nascem com algum tipo de dom especial ou talento para conseguir começar uma empresa do zero que, em alguns anos, estará decolando como referência no mercado em que atua.

Pois bem, O que o CEO quer que você saiba veio para desmistificar isso e, indo um pouco além, se propõe a explicar de uma maneira rápida, fácil e de linguagem bem básica para que qualquer um, qualquer um mesmo, seja capaz de entender. Como estudante de Administração, muitos conceitos que eu já estava vendo em sala de aula foram novamente introduzidos por Ram Charan, mas o que achei mais legal durante a leitura foi a forma simplificada que ele encontrou para explicar essas informações que, na faculdade, vem vestida com aquela linguagem acadêmica por vezes tediosa e confusa.

"Se errar sua avaliação com frequência, ficará difícil ganhar a vida. Se não oferecer aos clientes um negócio justo, eles não voltarão e o vendedor ficará sem credibilidade, o que reduzirá ainda mais as vendas. Se, por outro lado, ele oferecer aos clientes um negócio justo enquanto lucra, conquistará a confiança deles e a fidelidade à marca. 
Moral da história: o vendedor precisa focar no cliente."
posição 311

São 160 páginas que me explicaram e me fizeram entender muito mais sobre o funcionamento de uma empresa do que semestres de aulas! E sabe por quê? Enquanto os professores enfiam livros e mais livros goela abaixo, Charan utiliza de sua vasta experiência e exemplos do nosso cotidiano envolvendo grandes e famosas empresa para explicar seu conteúdo. Resultado: você entende com facilidade e, ainda, fica curioso para saber mais!
Se eu pudesse indicar um livro sobre administração de empresas, empreendedorismo, negócios que satisfizesse desde o leigo iniciante até o mais experiente diretor de empresas, este seria O que o CEO quer que você saiba. Acredite, as páginas voam enquanto você viaja pelas histórias de outras empresas, algumas inclusive que atuam no Brasil e já fazem parte do nosso dia a dia!

"Quando um gerente de fábrica erra nas previsões e acaba causando acúmulo de estoques, isso consome caixa, porque a empresa não conseguirá liberá-lo enquanto não vender os estoques."
posição 451

Este livro é altamente indicado para qualquer pessoa, esteja ela querendo ou não começar a sua própria empresa, curiosa para saber como o lugar em que ela trabalha funciona ou, simplesmente, está querendo saber as fofocas das engrenagens do mundo corporativo! O único defeito dele é que termina rápido demais! Você consegue ler em poucas horas ou, como eu fiz, um pouquinho toda noite antes de dormir, o aprendizado é garantido, mesmo que você não esteja pensando em se tornar o próximo CEO da Amazon!

Nota:

Nenhum comentário

Postar um comentário