24/02/2022

#Resenha: Império das Tormentas - Jon Skovron

 

Império das Tormentas (Hope and Red) - Império das Tormentas #01

Autor: Jon Skovron

Editora: Arqueiro

Número de páginas: 368

Sinopse: "Em um império fragmentado, circundado por mares selvagens, dois jovens de culturas diferentes se unem por uma causa comum.

Uma menina de 8 anos é a única sobrevivente do massacre de sua vila por biomantes, uma das mais poderosas forças do imperador. Batizada com o nome de seu vilarejo para nunca se esquecer do que perdeu, Bleak Hope é treinada em segredo por um mestre guerreiro para se tornar um instrumento de vingança.

Um estranho garoto de olhos vermelhos fica órfão nas esquálidas e sujas ruas de Nova Laven, mas é adotado pela pior pessoa que o destino poderia lhe apresentar: Sadie Cabra, uma das criminosas mais infames do submundo. Batizado como Red, ele é treinado para ser um exímio atirador de facas - além de ladrão, mentiroso e trapaceiro.

Quando um senhor do crime estabelece um acordo de poder com biomantes para tomar o controle do submundo de Nova Laven em troca da miséria da população, as histórias de Hope e Red finalmente se cruzam. Seja por honra ou vingança, essa improvável aliança os levará para a maior batalha da vida deles.

Jon Skovron marca aqui o início da trilogia Império das Tormentas, uma fantasia embalada por uma espadachim habilidosa, piratas, vigaristas, jogos de poder e revolução."

Compre: Amazon

Este livro foi cortesia da editora Arqueiro.


Se você leu As Mentiras de Locke Lamora, é possível que curta Império das Tormentas. Infelizmente, eu mal consegui avançar na leitura daquele, quanto menos na deste, que foi uma intensa tortura. Não entendam mal, a história é diferente, um enredo fantástico que traz, ao contrário do típico herói, com feiticeiros, seres mágicos e tudo o mais, na verdade conta com piratas, ladrões, massacres e um poder obscuro (por isso mencionei Locke Lamora!).

O grande problema desse livro já está logo no começo: a leitura é muito difícil de engrenar. Você é apresentada aos dois personagens principais: Bleak e Red que, desde crianças, já sofreram e passaram por maus bocados. Enquanto Bleak é a única sobrevivente do massacre de sua vila, Red também vagueia órfão até ser adotado por uma das mais perigosas criminosas do submundo. A parte interessante é que ambos os jovens são treinados para sobreviver e, mais importante ainda, encontram na vingança um propósito para guiá-los ao futuro.

Vale ressaltar que livros de fantasia são bastante instáveis para mim, ou eu amo a leitura e aproveito toda a narrativa, inclusive com os capítulos enormes; ou eu odeio a história, acho completamente arrastada e por vezes irritante. Com Império das Tormentas foi mais a segunda opção, infelizmente. Porém, meu pai, por exemplo, que gosta muito de livros fantásticos, curtiu bastante (e ele também leu todos os livros já lançados de Locke Lamora) e o enredo, de fato, é até que diferenciado. Quem poderia imaginar que uma menina treinada para a vingança e um menino aprendiz de pirata poderiam formar uma dupla para combater o mal no submundo de Nova Laven?

Um detalhe importante que talvez tenha sido um dos principais pontos que me irritaram profundamente foi o uso de gírias próprias da história, ou seja, gírias completamente vindas da cabeça do autor. Isso por vezes deixou a leitura confusa e, novamente, bastante arrastada. Gosto, é claro, quando temos um cenário completamente novo, um mundo praticamente desenhado pelo próprio autor, mas, nesse caso, as gírias foram um pouco demais. Mesmo assim insisto: se você curte enredos fantásticos e já cruzou com Locke Lamora, dê uma chance a Império das Tormentas. Ler livros de fantasia é uma relação de amor e ódio, alguns enredos acertam mais no seu coração do que outros.

Este é o primeiro livro de uma trilogia e tem um tamanho até que considerável para um primeiro volume. Mas realmente não deu para mim. A proposta é bastante promissora, mas infelizmente minhas expectativas não foram atendidas dessa vez. Podemos dizer até que não deu match.


Nota:


Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para o blog! =D