19/02/2022

#Resenha: Romance Entre Rendas - Loretta Chase

 

Romance entre Rendas (Dukes prefer Blondes) - As Modistas #04

Autora: Loretta Chase

Editora: Arqueiro

Número de páginas: 320

Sinopse: "Que lady Clara Fairfax é dona de uma beleza estonteante, Londres inteira já sabe. Mas a fila de pretendentes que bate à porta de sua casa com propostas de casamento já está irritando a jovem.
Cansada de ser vista apenas como um ornamento, Clara decide afastar-se um pouco da alta sociedade e se dedicar à caridade. Um dia, numa visita a uma obra social, ela depara com uma garota em perigo e pede ajuda ao alto, sombrio e enervante advogado Oliver Radford.
Radford sempre foi avesso à nobreza, mas, para sua surpresa, pode vir a se tornar o próximo duque de Malvern. Embora queira manter sua relação com Clara no campo estritamente profissional, aos poucos ele percebe que ela, além de linda, é inteligente, sensível e corajosa.
E quando a perspectiva de casamento se aproxima, tudo o que Radford pode fazer é tentar não perder a cabeça por Clara. Será que a herdeira mais adorada da sociedade e o solteiro menos acessível de Londres serão vítimas de seus próprios desejos?
Em Romance entre rendas, livro que encerra a série As Modistas, Loretta Chase nos brinda com uma história envolvente e cheia de paixão, com personagens fortes e marcantes."

Compre: Amazon

Este livro foi cortesia da editora Arqueiro.

Lady Clara Fairfax já não aguenta mais recusar pretendentes que parecem ter se organizado e montado uma espécie de bolão para saber quem conseguiria a mão da jovem aristocrata, a mais cobiçada de Londres já há algum tempo. Por isso, jovem destemida como é, elegantemente recusa uma proposta atrás da outra e vai se aventurar em procurar por outras preocupações ou atividades interessantes e empolgantes com que possa se ocupar.

É assim que ela esbarra em uma das alunas de uma das obras sociais que ela acompanha e chama a atenção de uma das gangues mais perigosas de Londres que pode ter relação com o desaparecimento do irmão dessa mesma aluna. Então, entediada do jeito que está, Lady Clara decide que é hora de uma aristocrata intervir pela camada mais desfavorecida da sociedade. No entanto, não há muito o que se fazer sendo quem ela é, então, é claro, ela se disfarça e acaba esbarrando no Corvo, um advogado que justamente dedica sua profissão a defender os menos afortunados e, coincidentemente ou não, possui problemas com a mesma gangue.

Assim é o enredo de Romance entre Rendas, portanto, se você está preocupada em começar pelo último livro da série, não se aflija. Como muitas séries de romances de época, As Modistas, em especial, o quarto livro, pode ser lido fora de ordem sem qualquer prejuízo. A história de Lady Clara sai um pouco do convencional quando temos um interesse amoroso que não necessariamente faz parte da aristocracia de Londres.

Não foi exatamente uma surpresa para mim, já que eu já havia encontrado essa mesma lógica em outro livro, da Madeline Hunter (leia a resenha aqui), mas mesmo assim foi interessante ter um pouco mais dessa variedade durante a leitura. E tanto Lady Clara quanto Radford estão à altura quando se trata de sagacidade e poucas papas na língua, o que torna as interações entre eles bastante divertidas.

Mas o que realmente chama atenção neste livro é que, diferentemente de outras histórias de romance de época que já tive a oportunidade de ler, Clara e Oliver se conhecem desde crianças e é claro que a conexão rolou desde muito cedo, eles só tomaram rumos diferentes. Também, é claro, tem o fato de Radford ser um advogado, o que, para a época, não era tão bem quisto quanto ser um lorde, por exemplo. Então já sabemos logo de cara que o relacionamento deles tem tudo para não ser convencional.

Acrescente-se a isso o tom investigativo, se é que posso chamar assim, quando ambos estão atrás da mesma gangue, uma das mais perigosas de Londres e acredito que este volume de As Modistas tenha verdadeiramente saído do formato engessado de romances de época. É bom ver que a mocinha não é só determinada, de língua afiada e inteligente, mesmo que ela tenha que se provar praticamente o tempo todo devido à posição das mulheres na época em que se passa o livro. Isso tira um pouco da mesmice do casal-que-se-provoca-mas-depois-se-ama.

Fiquei curiosíssima para conferir os outros volumes da série que, pelo que imagino, também trarão Lady Clara como personagem recorrente e coadjuvante das histórias dessas modistas que, nesse livro, infelizmente (ou felizmente?) não são tão participativas. Gostaria de ter tido um vislumbre delas, para que eu pudesse me sentir mais convidada a retornar e desvendar suas próprias histórias.

Mesmo assim, Loretta Chase me ganhou em Romance Entre Rendas e, se você está à procura de um romance de época que tenha características diferentes da mesma receita de sempre, recomendo fortemente que você comece por aqui!


Nota:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para o blog! =D